Já deu para entender e sentir que o frio chegou definitivamente a Portugal e apesar de o São Martinho nunca falhar com os dias fantásticos de sol e céu azul em Novembro, a tendência é a temperatura descer cada vez mais e para ser sincera eu até já estava com saudades deste tempo. Já sentia falta dos casacos, das botas, das luvas, das golas, enfim de tudo o que é quentinho (sou fã), de todo o requinte que o Inverno pede, pois de à uns tempos para cá faço parte daquelas pessoas que acham que o Inverno tem um toque especial e gosto mesmo muito da roupa de Inverno, não descurando obviamente das outras estações do ano que têm igualmente a sua inspiração.
Mas o que eu quero falar mesmo é de sobretudos, confesso que não aguento não falar novamente de sobretudos, mas desta vez em específico de oversized coats ou casacos de grandes dimensões. Umas das razões pela qual dou tanta importância aos sobretudos/casacos no Inverno é essencialmente pelo conforto, pois nos dias mais frios precisamos basicamente de nos sentir-mos aconchegados e quentinhos, a outra razão é por ser a peça chave e mais evidente da estação. Eu já adquiri o meu oversized coat e este ano vai fazer parte de muitas das minhas indumentárias desta estação.
Ora então, os casacos de grandes proporções resumem-se a ombros largos e arredondados mas com a impressão de ligeiramente descaídos, mangas largas, corte recto e o comprimento geralmente abaixo do joelho, um corte mais masculino, mas que nós mulheres o conseguimos adaptar de forma elegante, podem ser também de algodão, cashemere, lã, malha, etc.
Uma regra importante para quem gosta dos casacos oversized é ter atenção ao que vestem por baixo, nunca escolham peças de grandes dimensões pois vai dar aquela impressão de saco de batata e nós não queremos nada disso uma vez que o casaco por si só já dá o volume necessário, por isso a opção são peças mais justas desde saias a calças cigarette, jeans ou jeggins. A nível de sapatos podem variar bastante pois este tipo de sobretudos tornam-se também um pouco versáteis sendo tão bem usados num look mais casual como num look formal. Relativamente a acessórios as carteiras rectangulares combinam friamente bem com as linhas rectas dos oversized coats, não se esqueçam também dos vossos cachecóis e luvas.
Uma forma engraçada de usar estes sobretudos com grande foco nos ombros é usá-los over the shoulders (por cima dos ombros), de certeza que já viram alguém a fazer isto, dando desta forma um ar de capa.
E para finalizar, já que hoje estou numa de sobretudos também não resisto em falar novamente do 101801 da MaxMara como excelente exemplo de oversized coat e não, escusam de perguntar eu ainda não tenho o meu, essa pergunta dá mesmo cabo de mim (LOL).
Inspirem-se.